As melhores editoras infantis de Portugal

Autor en una editorial infantil


A leitura na infância é um dos melhores hábitos que podemos estabelecer nas crianças. Um bom livro pode ajudá-los a potencializar a sua imaginação, creatividade e a descobrir novos mundos. Além disso, a leitura regular também facilita a melhoria da ortografia e a capacidade de se expressar.

Hoje em dia, por sorte, existe um grande número de editoras infantis que oferecem leituras amenas e divertidas às crianças de todas as idades. Podes encontrar uma série de livros temáticos ou histórias diversas tanto com foco em meninos como meninas e que chamam a atenção das crianças.

No entanto, entendemos que é muito difícil escolher a melhor leitura para os nossos filhos quando a oferta é ampla e variada. Um bom conhecimento sobre as principais editoras que publicam livros infantis e as suas principais características e coleções poderá ajudar-te a escolher os melhores livros para os teus filhos.

Desta forma, realizámos uma pesquisa e deixamos uma lista com as 10 melhores editoras infantis de Portugal.

Por outro lado, se és um escritor de literatura infantil e estás à procura de uma editora de prestígio para enviares o teu manuscrito para que seja avaliado e, com sorte, selecionado, com esta lista podes ter uma ideia bastante clara para onde enviá-la. Certamente que alguma delas terá todo o gosto em publicá-la. Desejamos-te boa sorte na tua pesquisa e que tenhamos tornado a tua tarefa um pouco mais fácil.

01. Editora BABIDI-BÚ

Esta editora está focada no público infantil e juvenil. Trata-se de uma editora cujos livros estão cheios de histórias que fomentam os valores implícitos nos mais pequenos e o desenvolvimento da sua inteligência emocional.

Um dos seus principais valores é o facto de já à alguns anos, esta editora apresentar uma edição de qualidade a muitos autores novos que não encontravam espaço noutras editoras. No entanto, devido a uma honestidade impecável dos seus conteúdos, tanto os escritos como as ilustrações. Têm um rácio de opinião positiva de 10 numa escala de 0-10; podemos ver na internet o número de autores publicados que recomendam a experiência se o que procuras é um tratamento personalizado, próximo e muito profissional.

É a editora de eleição para novos autores e ilustradores que não conseguiram entrar noutros selos.

Distribuem os seus livros de maneira flúida pela maioria das livrarias portuguesas e são conhecidos pela quantidade de atividades que fazem mensalmente em colaboração com estas.

02. Planeta Tangerina

A editora Planeta Tangerina foi fundada em 2000, em Cascais. A mesma é uma editora que tem como leitores não apenas as crianças, mas todos os pais e adultos que gostam de álbuns ilustrados e da sua forma única de contar histórias.

Em 2012, inauguram a coleção Dois passos e um salto, para leitores mais crescidos. Em 2014, com a publicação do livro Lá fora começaram também uma coleção de não-ficção, que entretanto foi crescendo.

Na editora, trabalham sobretudo o formato álbum – aquele onde texto e imagens dialogam para criar um resultado único

03. Porto Editora

Porto Editora é a casa-mãe do maior grupo editorial português e distingue-se pela qualidade do trabalho que desenvolve nas diferentes áreas editoriais – da área escolar à literatura – orientado pelos seus valores de rigor, responsabilidade, proximidade, excelência e inovação.

Desde a sua fundação, em 1944, a empresa dedica-se à publicação de livros e outros produtos direcionados para as áreas da Educação e Referência. A qualidade e a importância do seu trabalho podem ser medidas pelo elevado índice de reconhecimento junto das comunidades académica e científicas, dos professores, alunos e público em geral.

Os mesmos têm como objetivo inspirar o desejo de ler e aprender abrindo caminho para o futuro, abrindo perspetivas, alargando horizontes, despertando a mente para o conhecimento.

04. Cordel d’prata

A editora Cordel D’ Prata conta com uma equipa líder de mercado, que realmente gosta de trabalhar com livros e transformar as histórias dos autores em grandes obras nacionais.

Os mesmos têm como objetivo realizar o sonho das pessoas e, por isso, contam com os melhores profissionais no que diz respeito à edição, design, revisão e ilustração. 

Hoje em dia são uma das principais editoras de novos autores em Portugal, que representa mais de 800 autores portugueses. Os seus escritores têm sido divulgados em diferentes meios de comunicação, reconhecidos com prémios de excelência atribuídos às suas obras e participam ainda nas principais feiras do livro em Portugal. 

05. Girassol Edições

A Girassol Edições, Lda foi fundada em 1994 pelo grupo editorial Susaeta Edições S.A., sediado em Madrid, Espanha. Fundado há mais de 45 anos o grupo Susaeta tem como objetivo fomentar a leitura, a cultura e a educação nos países onde atua, sendo uma das editoras europeias mais importantes no setor editorial infanto-juvenil e em grande expansão na América do Sul, em países como o Brasil, Argentina e Chile.

Ao longo dos seus anos de existência a Girassol tem vindo a publicar uma vasta linha de livros infanto-juvenis. O catálogo conta atualmente com mais de 400 títulos e é criteriosamente renovado mensalmente, com uma média de 5 lançamentos de novas coleções. Querem oferecer novidades aos leitores permanentemente.

Atualmente em Portugal são  uma das principais editoras de livros infantis com uma rede de distribuição muito eficiente o que os permite estar presentes em todos os canais de vendas.

06. Bruaá Editora

A Bruaá Editora é um projeto que surge através de duas personagens que decidem juntar dois ofícios que partilham a arte de contar histórias e a edição e o design. Tal ocorreu na Primavera de 2008, altura ideal para plantar A Árvore Generosa, a primeira história a ser contada, aquela com que quiseram começar.

O NOME? ESTAVA ESCONDIDO NUM DICIONÁRIO DE TERMOS LITERÁRIOS, ALI MESMO ENTRE BRAQUICATALÉCTICO E BURLETA.

Esta editora focada na literatura infantil tem vindo a crescer desde então com: mais leitores, mais vozes, mais livros…

07. Livros Horizonte

Esta editora independente foi criada a 11 de Maio de 1953 em Lisboa. Conta com um catálogo com mais de 1000 títulos desde História, Educação, Olisipografia, Arquitetura, Engenharia, Sociologia, Psicologia, Economia, Desporto, Arte e uma longa lista de títulos infantis.

É na literatura para os mais novos que se podem encontrar alguns dos seus livros mais importantes e premiados.

Contam com mais de 100 títulos recomendados pelo Plano Nacional de Leitura. Tendo como objetivo estimular a imaginação e a sede de conhecimento dos pequenos leitores.

08. The Poets and Dragons Society

A The Poets and Dragons Society é uma editora independente que foi criada em janeiro de 2018, junto à praia, no areal da Costa da Caparica, A mesma assume-se como um projeto literário com duas virtudes. A primeira tem a sua génese na ideia de celebrar a excelência da poesia e fomentar a leitura e a criação poética. A segunda assenta na criação de hábitos de leitura.

A The Poets and Dragons Society procura despertar o gene da leitura e da magia que a mesma desperta nos mais novos. A promoção de livros ilustrados, a mediação da leitura e o ato de ler histórias fazem parte de uma estratégia focada na literacia e desenvolvimento de hábitos de leitura da criança.

09. Baduga Books

A Baduga Books é um projeto que nasceu em plena pandemia, no dia 2 de abril do ano de 2021. Coincidentemente, o mesmo é o dia do livro infantil. Não foi planejado, mas assim aconteceu. E assim deveria ser.

Os mesmos acreditam que uma infância com livros é uma infância mais feliz. Acreditam que, se conseguirem plantar nas crianças amor pelos livros e pela leitura, lançaram nelas o mecanismo do autodesenvolvimento eterno, bem como um interminável interesse pela vida.

10. Kalandraka

O dia 2 de abril – Dia Internacional do Livro Infantil e Juvenil – de 1998 marca o arranque da trajetória da KALANDRAKA, sob o lema “Livros para sonhar” e com o objetivo de oferecer obras da melhor qualidade estética e literária. Tendo começado por publicar inicialmente em galego, assumindo o compromisso da normalização linguística deste idioma, a KALANDRAKA é um projeto plurilingue que atualmente edita em castelhano, galego, catalão, basco, português, italiano e inglês.

Fruto do esforço coletivo, a KALANDRAKA já recebeu diversos reconhecimentos, desde o 1.º Prémio Nacional de Ilustração 1999 concedido ao artista Óscar Villán por “O coelhinho branco” até ao Prémio Nacional pelo “Mejor Labor Editorial Cultural 2012”, outorgado pelo Ministério da Cultura de Espanha.

Do compromisso para com a multiculturalidade, a educação em igualdade, a tolerância e o respeito; da aposta pela animação à leitura para fomentar a imaginação e a curiosidade, nasce o estímulo para continuar a fazer livros que seduzam, emocionem, divirtam e que perdurem no tempo.

11. Penguin

A Penguin Random House Grupo Editorial é a divisão, em língua portuguesa e espanhola, do grupo editorial internacional Penguin Random House, criado em 2013 após a fusão da Random House com a Penguin.

A Penguin Random House Grupo Editorial tem como objetivo oferecer um serviço de qualidade aos seus autores. São parte integrante do grupo Bertelsmann,  com origem numa tipografia fundada em 1835, e hoje com presença global nos setores de média, serviços e educação, em mais de 50 países.

A missão do grupo a nível mundial é fomentar a paixão pela leitura através da publicação de livros que respondam à diversidade de gostos e às necessidades de uma sociedade plural. 

12. Minutos de Leitura

A Minutos de Leitura é uma editora focada na literatura infantil. A mesma trabalha mão a mão com as melhores destribuidoras a nível nacional. Além disso fazem uma promoção constante ao livro através de apresentações.

Os livros infantis da Minutos de Leitura refletem a inocência e a imaginação das crianças, através de temas com os quais se identificam, muito humor e ilustrações maravilhosas.

13. Alfarroba Editora

A Alfarroba nasceu em 2010 à sombra de um agosto tórrido e, desde então, tem construído livros sujando as mãos com tinta, debatendo ideias, concretizando sonhos em forma de letras.

Publicam livros de várias tipologias, com o objetivo de que as suas folhas sejam as folhas que se querem ler e que embrulham autores e leitores nas aventuras fantásticas que os livros contam.

14. Paleta de Letras

Paleta de Letras é uma editora focada na edição de livros infantis. A mesma tem como objetivo publicar jovens autores portugueses, mas também partilhar autores internacionais que conhecem e admiram. Em ambos os casos, a sua linha editorial respeita um design contemporâneo, em consonância com a exigência do leitor. Para eles, o livro é um objeto sensorial mágico e de valor único.

A visão da editora Paleta de Letras segue dois eixos estratégicos: promover novos valores e consolidar grandes talentos. As suas atividades pretendem promover a leitura junto dos mais pequenos, para que seja um hábito presente nas suas vidas desde cedo, mas também querem chegar às restantes faixas etárias. Porque não há idade limite para entrar no mundo mágico da imaginação, verdade?

15. Flamingo Edições

Nascida no início dos anos 2000 é uma editora dirigida exclusivamente ao público infantil. A sua principal preocupação é fazer chegar a este público livros de grande qualidade no que diz respeito às ilustrações e ao conteúdo

Os seus contos estão, a todo o momento, disponíveis para todos os Leitores, nas maiores redes livreiras de Portugal e do Brasil.

16. Ego Editora

A Ego Editora é uma editora relativamente recente que pública vários géneros literários, entre eles, o infantil.

A mesma já conta atualmente com vários livros publicados.

17. Editora Trinta Por Uma Linha

A Trinta Por Uma Linha é um projeto editorial especialmente (mas não exclusivamente) direcionado para a Literatura Infantil e Juvenil. Centram o seu trabalho na edição de projectos literários de qualidade, de estudos críticos no âmbito da Literatura Infantil e Juvenil e de estudos na área da educação, visando assim contribuir para a formação literária (promovendo o gosto pela leitura), cultural (aliando tradição e inovação) e estética (potenciando a emoção e a fruição) dos leitores, pequenos e grandes.

Os mesmos compremetem-se com a edição socialmente responsável, promovendo a produção de conteúdos que combatam a iliteracia em qualquer uma das suas componentes.

Scroll hacia arriba